O degolador de frascos trabalha por meio de inversores de frequência de controle de velocidade, que são independentes para cada motor. Dessa forma, é possível realizar o processo de corte em série, de forma rápida, além de permitir a regulagem separada de altura, para cada projeto.
Existem três modelos de degolador de cabeça perdida: a simples correia (boca pequena), a dupla correia (boca larga) e o bifuncional, ou seja, simples e dupla correia em um único equipamento. O fabricante é capaz de recomendar o degolador de cabeça perdida que melhor atenda às necessidades de cada indústria.
Na maioria dos processos industriais, necessita-se realizar processos de cortes, para a conformação de produtos. Um exemplo notório é a fabricação de embalagens, que utiliza do cortador de cabeça perdida, uma máquina de alto desempenho em corte, para a confecção de frascos, nos mais variados formatos e diâmetros.
Também conhecido como degolador, o cortador de cabeça perdida é extremamente eficiente, com possibilidade de cortes sem rebarbas, de forma rápida e precisa. Além disso, o maquinário é fácil de operar, pois dispensa ações de corte manuais, que podem gerar lesões nos colaboradores, devido ao movimento repetitivo.